em

ENAI 2014 debate agenda da indústria para os próximos quatro anos

Lideranças do setor industrial de todo o país se reúnem em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (5 e 6), para o 9º Encontro Nacional da Indústria (ENAI). Organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ENAI 2014 tem previsão de receber aproximadamente 2 mil participantes, que vão debater o tema “A indústria brasileira e os próximos quatro anos”. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) estará representada por uma comitiva de cerca de 60 integrantes, entre diretores e executivos da entidade, e presidentes de sindicatos empresariais filiados.

O ENAI 2014 será aberto às 10 horas desta quarta, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que fará um balanço da agenda da entidade e da indústria brasileira. Em seguida, ainda pela manhã, os dois primeiros painéis de debates do evento discutirão os desafios e expectativas para o Brasil no período 2015-2018 e estratégias para garantir que a agenda da competitividade seja implementada no país.

“O ENAI é uma excelente oportunidade para que a indústria nacional, de Norte a Sul, alinhe sua agenda”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo. “O encontro serve para ampliar a discussão sobre problemas que afetam o desempenho do nosso setor, apresentar soluções viáveis para eles e mostrar a força que a indústria brasileira tem quando atua com todas as 27 Federações das Indústrias do país em sintonia”, acrescenta. Para ele, o encontro deste ano é ainda mais importante pelo momento difícil atravessado pela indústria, somado ao fato de o país ter acabado de sair de um processo eleitoral acirrado. “O encontro servirá para reforçar ainda mais as expectativas que o setor industrial tem em relação ao próximo governo. É fundamental que nosso segmento marque posição firme neste momento”, completa Campagnolo.

Painéis temáticos

Na tarde de quarta e durante toda a quinta-feira acontecem painéis temáticos que debaterão questões que afetam diretamente a competitividade da indústria brasileira. Entre elas: produtividade, estratégias tributária e fiscal, educação para inovação, comércio exterior, segurança jurídica, infraestrutura e relações do trabalho. No encerramento do evento, a CNI apresentará a Carta da Indústria 2014. O objetivo é trazer para discussão e reflexão as mudanças da competitividade da indústria brasileira e a sua inserção nos principais mercados mundiais, além de mobilizar os empresários para que participem ativamente da implementação dessas propostas.

Entre os debatedores convidados do ENAI 2014 estão empresários e executivos de grandes indústrias nacionais, como Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau, e Frederico Pinheiro Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer S/A; parlamentares, como o senador Armando Monteiro Neto; integrantes do Judiciário, como Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal; e especialistas nas diversas áreas em discussão, como o economista Bernard Appy, diretor de políticas públicas e tributação da LCA Consultores.

Mais informações e a programação completa do ENAI 2014 estão disponíveis no site: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canal/enai-home/.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.