em

‘Downhill Biscaia’ quer aproximar atletas da modalidade

Rodrigo Covolan

Para Fábio Ponta Grossa tem estrutura ideal para praticantes

Neste domingo acontece o ‘Treino Downhill Biscaia’, a partir das 8 horas, na PR-513, próximo ao Passo do Pupo, às inscrições podem ser feitas na hora do evento e custam R$ 45. É  a segunda vez que esse tipo de evento acontece em Ponta Grossa. O percurso tem 1300 metros de serras e curvas. Para descer é obrigatório que os skatistas usem capacete fechado, luvas e joelheira.

Fábio Vieira de Souza, um dos organizadores do evento, conta que o trecho tem muitas curvas, o que torna a descida muito técnica. “É uma curva atrás da outra, você se recupera de uma e já está em outra. Velocidade é boa, dá em uma faixa de 70, 75 km/h no longbord e street luge 80 km/h”, conta Fábio.

O organizador explica que o evento tem o objetivo de tornar a prática conhecida em Ponta Grossa, já que a intenção é trazer uma etapa do Campeonato Paranaense em 2015. Essa é a segunda vez que o evento acontece na cidade. “É mais para divulgar e ajuda bastante. Nessa divulgação, acredito que nem precisa fazer o terceiro. Para o ano que vem queremos trazer uma etapa do Paranaense”, ressalta Fábio.

Fábio conta que o esporte não é muito difundido, neste evento nenhum atleta de Ponta Grossa vai participar. Ele conta que já recebeu inscrições de Campo Mourão Londrina e Maringá. “É zero de atletas, a maioria vem de fora. Tem uma inscrição em Ponta Grossa e o cara é de Campinas, está estudando aqui. Tem um grupo que pratica o esporte e eu tomei frente para divulgar o esporte na cidade. Aqui é um prato cheio, porque é cheio de ladeira, então é o melhor. Todo mundo que vem de fora gosta. Então, a gente tem que aproveitar um pouco mais, já que tem espaço”, expõe Fábio.

Fábio explica que um dos nomes que “domina total”, em Ponta Grossa é Mateus Toledo, 15 anos. Mateus conta que vê uma evolução  na modalidade desde que começou. “Eu comecei no final de 2012, desde que começou vejo que mais pessoas estão competindo.  Está evoluindo bastante”, ressalta. Para ele esse evento é uma forma de entrar em contato com o esporte e conhecer outros praticantes. “Podemos entrar em contato com outros pilotos, que tem outro nível de técnica, faz amizades , consegue conhecer lugares fora”, expõe.

Atleta aponta crescimento no Estado

 

Gabriel Carrilho é ponta-grossense, mas conheceu o esporte quando saiu de Ponta Grossa e foi morar na capital do Estado.  Para ele, o esporte está crescendo, o que faz com que grandes eventos aconteçam no Paraná. “Além de Curitiba, outras cidades do Estado têm trazido fortes competidores e realizado grandes eventos. Cito como exemplo atletas de destaque mundial como Carlos Augusto Corrêa Paixão de Maringá, quem tem conquistado pódio em diversas etapas de campeonatos mundiais, ficando em 1º lugar em Teolo/Itália, 4º em Kozakov/República Checa, entre outros; Georgia Bontorin, nossa “pupila” de Curitiba que também tem ganhado incontáveis etapas mundiais no feminino; entre outros, temos grandes nomes que sempre impõe respeito em qualquer adversário”, comenta Gabriel.

Gabriel cita quem outras cidades têm realizado eventos para a população conhecer a modalidade. ” Além dos atletas de alto nível, o Paraná tem sediado grandes eventos que levam o esporte ao conhecimento da população e incentivam novos atletas como Londrina, que realizou ainda este ano uma competição em seu autódromo, Rio Negro realizou eventos de freeride (outra modalidade do longboard que atrai os mesmos praticantes de speed), Quatro Barras realizou treinos fechados ” ressalta.

O atleta elogia a estrutura de Ponta Grossa na realização dos treinos. ” Ponta Grossa, que tem realizado treinos em uma ladeira de ótima qualidade técnica (circuito com ótima extensão, velocidade e sequência de curvas), que proporciona aos atletas grande oportunidade de treinar em alta velocidade dando o máximo de si, assegurando a maior segurança possível”, explica Gabriel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.