em

Khadafi anuncia repasse por família e reajuste para o funcionalismo público

 

Pressionado, o presidente da Líbia, Muammar Khadafi, anunciou ontem (25) que vai pagar às famílias líbias cerca de US$ 400. Segundo ele, o repasse financeiro é para compensar o aumento nos preços dos alimentos. Khadafi também anunciou reajuste de até 150% dos salários do funcionalismo público.

O anúncio ocorreu um dia depois que o líbio conversou, por telefone a uma emissora de TV, e dirigiu-se às famílias líbias para tentar acalmar os protestos. “Voltem para as suas casas, conversem com os seus filhos”, disse Khadafi, durante sua participação telefônica na rede de televisão.

Segundo Khadafi, muitos manifestantes que participam dos protestos estão fora de si por causa da ingestão de drogas. “Eles são jovens, eles estão armados, estão usando granadas, estão atacando delegacias de polícia. Isso é causado pelo uso excessivo de drogas.”

Observadores afirmam que o anúncio de Khadafi é semelhante às medidas adotada na Tunísia por Zine Al Abidine Ben Ali, deposto no mês passado, apesar das tentativas de acalmar os protestos contra o seu regime. Ben Ali prometeu benefícios semelhantes, que incluíam a criação de empregos e medidas anticorrupção.

Nesta sexta-feira, o programa de alimentação da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que a cadeia de suprimento de alimentos da Líbia está sendo seriamente afetada pela situação política. Segundo a ONU, as importações estão impossibilitadas de entrar no país e, dentro da Líbia, o funcionamento da cadeia de distribuição está sendo obstruído pela violência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.