em

Pré-candidatos avaliam números de pesquisa


SATISFEITO
Jocelito Canto: ‘recebi com muito carinho manifestação do povo’


CEDO
Plauto Miró: ‘tempo dirᒠse ele pretende concorrer à Prefeitura


IRMANDADE
Marcelo Rangel: ‘Sandro tem prioridade dentro do partido’

Os números da primeira pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, de Curitiba, sobre a sucessão à Prefeitura de Ponta Grossa, foi bem recebida pelos principais pré-candidatos citados no levantamento. Contratado pelo Diário dos Campos, o levantamento apontava o ex-deputado estadual e ex-prefeito Jocelito Canto (sem partido) na liderança, com 27,27% das intenções de voto. Na sequência aparecem os deputados estaduais Marcelo Rangel (PPS), com 19,27%, e Plauto Miró Guimarães (DEM), com 18,36%.

Dizendo ainda não saber se será candidato a prefeito novamente em 2012, Jocelito comemorou a liderança, mesmo estando fora da vida política. “Estou sem mandato e sai uma pesquisa que me coloca em primeiro lugar na sucessão municipal do ano que vem. Recebi com muito carinho está manifestação do povo”, disse o parlamentar através de seu blog. No ano passado, ele preferiu não disputar as eleições por estar respondendo processos na Justiça, podendo assim ser barrado pela lei da Ficha Limpa.

Quanto suas pretensões para 2012, Jocelito garante que ainda não tem uma ideia formada, mas ressalta que os números da pesquisa servem como estímulo a uma possível candidatura. “Até a eleição tem muita água para passar embaixo da ponte. Mas tudo isso me anima e me deixa feliz, pois estar com estes números sem ser nada é muito bom. Continuo com aquele pensamento: será prefeito quem Deus quiser”, acrescenta.

Rangel se disse feliz com a lembrança dos ponta-grossenses, mas observou que no momento está focado em seu trabalho como deputado. Ele criticou ainda o fato de seu irmão, o deputado federal Sandro Alex (PPS), não ter sido relacionado para a pesquisa estimulada. “Por ter sido o nosso candidato a prefeito na última eleição, ele tem prioridade sobre qualquer outro nome do partido. A eleição ainda está distante e caberá a nós fazer a avaliação do mais importante, que é a opinião popular”, frisou o parlamentar, garantindo que o PPS terá candidato próprio.

Para Plauto, o resultado da pesquisa aponta para uma disputa acirrada pela Prefeitura em 2012. “O Jocelito já foi prefeito, tem uma exposição grande na mídia, então é natural esse bom desempenho. Mas a pesquisa demonstra o momento e o fato de estar praticamente junto com o Marcelo é positivo”, avalia. O parlamentar não esconde a vontade de administrar Ponta Grossa, mas diz que “o tempo dirᔠquando isso pode acontecer. “Hoje eu tenho uma missão importante, que é ajudar a administrar a Assembleia Legislativa. A eleição para prefeito vamos começar a discutir no segundo semestre ou no início do ano que vem”.

Na Câmara Municipal, alguns vereadores se manifestaram sobre a pesquisa. Citado por 1,27% dos entrevistados, Edilson Fogaça (PTN) se disse honrado com a lembrança, mas informou que será candidato à reeleição. George Luiz de Oliveira (PMN), por sua vez, reclamou da não inclusão de seu nome e de Tavinho Luck (PV), que já se declararam pré-candidatos ao governo. O Paraná Pesquisas ouviu 550 eleitores de Ponta Grossa entre os dias 1º e 4 de maio. A margem de erro é de 4%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.