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Quinto maior consumidor no PR

Foto: Arquivo DC

CONSUMO Um quarto dos R$ 4,36 bilhões serão gastos com manutenção do lar

 

De cada R$ 100 que serão gastos no País, R$ 0,17 serão no Município

Aos 187 anos, Ponta Grossa abriga uma população de 315.785 habitantes, população que neste ano irá consumir R$ 4,36 bilhões. É o quinto maior potencial de consumo do Paraná. À frente do Município estão Curitiba (R$ 38,26 bilhões), Londrina (R$ 9,03 bilhões), Maringá (R$ 6,46 bilhões) e Cascavel (R$ 4,45 bilhões). O ranking é o mesmo de 2010, com exceção do quarto colocado que no ano passado estava em sexto lugar. Os dados estão no estudo IPC Maps realizado pelo IPC Marketing Editora. 

Mas não é apenas a colocação de Ponta Grossa no Estado que chama a atenção dos investidores. No Brasil, a ‘princesa dos campos’ é a 77ª em consumo. O Índice de Potencial de Consumo – IPC (share consumo) da cidade em 2011 corresponde a 0,17810. Isto significa que de cada R$ 100 gastos no País, R$ 0,17 serão localmente.

E onde os ponta-grossenses gastarão tanto dinheiro? A manutenção do lar (água, energia elétrica, impostos, aluguel, etc) levará boa parte dos bilhões que serão gastos. Esta categoria ficará com nada menos que R$ 1,07 bilhão.

Outro mercado promissor é o da alimentação. O consumo no domicílio (alimentos adquiridos em supermercados, panificadoras, entre outros pontos) representará R$ 451,65 milhões. Outros R$ 176,40 milhões serão gastos fora do domicílio (restaurantes, bares, lanchonetes, etc).

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, Márcio Pauliki, é muito importante para as empresas saberem onde está sendo direcionado o valor que será consumido. “É preciso saber onde está focado o consumo para que as empresas, comércio e serviço, possam fazer suas estratégias de comunicação, de vendas, de contatos comerciais direcionados para este nicho de mercado que consome”, diz.

Ele acrescenta ainda a necessidade que as empresas têm de saber o que cada classe social consome, bem como o interesse das faixas etárias por determinados produtos. “Se soubermos isto e focarmos o investimento em marketing o retorno será maior. Para quem tem empresa é altamente importante e fundamental que se tenha conhecimento técnico do mercado”, considera.

*Leia mais no Caderno Especial da edição impressa do DC deste domingo

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