em

Programa vai qualificar 2,5 mil trabalhadores

Agência Estadual

ASSINATURA O governador Beto Richa lançou ontem o programa Qualifica Paraná

 

Os cursos serão gratuitos e oferecidos em 100 municípios do Estado

O governador Beto Richa assinou ontem, no Palácio das Araucárias, quatro convênios com instituições que oferecerão cursos gratuitos para profissionalizar e capacitar mais de 2,5 mil trabalhadores em 100 municípios do Paraná. É primeira iniciativa do Qualifica Paraná, programa lançado na mesma solenidade e que será implementado por meio de parceria entre os governos estadual e federal.

O investimento na qualificação dos 2,5 mil trabalhadores será de R$ 2 milhões, compartilhados entre os governos estadual e federal, por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), do Ministério do Trabalho. Serão oferecidos cursos de informática, motorista, soldador, pedreiro, torneiro, entre outros. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 1.100 para trabalhadores do comércio, 260 para a construção civil, 750 para a indústria e 390 para o setor de transportes.
“É uma iniciativa do nosso governo que mostra a preocupação do Paraná com a qualificação dos nossos trabalhadores e colabora para evitar o iminente apagão de mão-de-obra qualificada. Uma ação de parceria que responde de pronto a uma necessidade do Estado e nacional”, disse o governador. Richa afirmou que o Paraná vive um momento extraordinário de desenvolvimento e que diversas indústrias têm procurado o governo para se instalar no Estado, o que exige profissionais capacitados e qualificados.
Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Fundação de Ensino Técnico de Londrina (Funtel). Os trabalhadores não atendidos por esses convênios poderão fazer cursos oferecidos por meio de outras parcerias que já foram firmadas com o Sistema S.
Serão atendidos trabalhadores inscritos nas 252 Agências do Trabalhador do Paraná. A prioridade é para mulheres chefes de família, pessoas com mais de 40 anos, pessoas com deficiência, desempregados de longa data e jovens que procuram o primeiro emprego. Todos os cursos oferecidos terão duração de 300 horas e serão reconhecidos e certificados pelo Ministério do Trabalho.

Qualifica Paraná

 Os convênios firmados ontem são a primeira de uma série de ações que o governo do Paraná irá realizar pelo Qualifica Paraná. O novo programa estadual prevê diversas modalidades de atuação, como bolsa qualificação; feiras do conhecimento (com cursos de 12 a 16 horas de duração); cursos a distância com 100 telessalas, nas Agências do Trabalhador; programa Projovem, que oferece bolsa-qualificação para jovens excluídos da escola e da formação profissional, oriundos de famílias de baixa renda; e o plano de certificação profissional, para certificar os saberes adquiridos ao longo da vida profissional do trabalhador. O superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Neivo Beraldin e o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, acompanharam o evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.