em

Governo discute parceria na capacitação de profissionais da saúde

O governador em exercício Flávio Arns discutiu, nesta sexta-feira (15), em Curitiba, com representantes da Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) e do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) o início de uma parceria do Governo na capacitação profissional de funcionários de hospitais filantrópicos do Estado.

“Temos a possibilidade de entrosamento entre as secretarias de Saúde e Educação para oferecer uma rede de qualificação com cursos à distância para atender a necessidade desses profissionais em todo o Estado. Está previsto no orçamento do Estado para os próximos anos investimentos de R$ 600 milhões para a saúde”, disse Arns.

Os 108 hospitais filantrópicos do Paraná – instituições não-governamentais sem fins lucrativos – são responsáveis por 50% da demanda de atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), Maçazumi Furtado Niwa, destacou a dificuldade que as instituições enfrentam na contratação de portadores com deficiência. “O Estado pode ser um grande parceiro na qualificação profissional de pessoas com necessidades especiais para serem incorporados ao quadro de funcionários dos hospitais”, ressaltou.

De acordo com a Lei 8.213/91 – Lei das Cotas, é destinada uma porcentagem do quadro efetivo de contratados de qualquer empresa para pessoas portadoras de deficiência. Para empresas com 100 a 200 funcionários – 2%; de 201 a 500 funcionários – 3%; de 501 a 1.000 funcionários – 4%; acima de 1.001 funcionários – 5%.

Participaram da reunião o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) Carlos Rogério Rocha, a diretora da Femisa Rosita Márcia Wilner, e o diretor do Hospital Nossa Senhora das Graças Luiz Sallim Emed.

Também foi apresentado à Arns o cronograma do 4º Seminário da Femipa, que será realizado em novembro, em Curitiba. Entre os pontos que serão abordados no encontro estão assuntos políticos ligados à classe e a legislação dos contratos dos planos de saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.