em

Ponta Grossa pode ter mais seis supercreches

Wilson Dias/ABr

O ministro da Educação, Fernando Haddad, durante anúncio dos novos investimentos na educação

 

A cidade de Ponta Grossa pode contar com até mais seis novas supercreches. A confirmação aconteceu durante o anúncio do plano de ampliação da rede creches e pré-escolas municipais feito pela presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Fernando Haddad. A cidade que já era a recordista no Estado com um total de 16 unidades agora garante a possibilidade de mais investimentos para ampliar o atendimento na educação com mais verbas através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal.

De acordo com as informações do Ministério da Educação (MEC), nesta nova fase do plano de expansão da rede de educação infantil do Ministério da Educação são oferecidos aos municípios selecionados os recursos e o projeto arquitetônico para construção de unidades de educação infantil, as supercreches, e quadras esportivas, assim como a cobertura de quadras já existentes. Ponta Grossa já tinha garantido anteriormente nove unidades no pré-PAC 2 (uma era anterior e aparece como a única concluída até agora), o chamado Proinfância, com mais sete já aprovadas no PAC 2 de 2010. A novidade fica para as seis novas previstas no programa do Governo Federal com o primeiro encaminhamento já dado para a realização das obras. Na região dos Campos Gerais, as cidades de Castro (com mais 3 unidades), Telêmaco Borba (2), Ipiranga (1), Reserva (2) e Tibagi (2) também foram beneficiadas nesta segunda fase de investimentos, lembrando que as verbas só serão liberadas a partir da aprovação total dos projetos. “Apresentamos uma série de projetos e conseguimos a confirmação no Proinfância e também no PAC 2, sem contar as obras com recursos próprios. Agora vamos esperar essa nova etapa com alegria e cautela, pois prefiro sempre anunciar quando está tudo oficializado”, disse a secretária de Educação de Ponta Grossa, Zélia Marochi.

A previsão é de que sejam utilizados pouco mais de R$ 1 milhão em cada unidade. No entanto, a execução da obra depende das prefeituras agilizarem seus cadastros a habilitações dentro do sistema do MEC para que os recursos sejam liberados.

 

Quadras

No Paraná, 25 municípios foram habilitados para a construção de 78 novas quadras e outras 75 cidades podem cobrir 195 quadras escolares. Em Ponta Grossa foi confirmada a aprovação através do PAC 2 um total de oito propostas de construção de quadras cobertas e mais quatro propostas para os trabalhos de cobertura.

 

 

Paraná pode chegar a 245 novas unidades

Em todo o Paraná foram pré-habilitados 86 municípios que poderão construir até 245 novas creches somente nesta nova etapa do PAC 2.  Na nova etapa do programa de construção de creches e pré-escolas, o MEC oferece aos prefeitos 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Somadas às 1.484 já aprovadas em 1.040 municípios, será superada a meta de 6 mil unidades previstas.

O deputado federal André Vargas, que acompanhou a solenidade, ressaltou que para esta nova fase do programa as cidades deverão se habilitar no sistema. O deputado ressaltou que os municípios deveram mostrar interesse e imediatamente se cadastrar junto ao MEC e já procurar terrenos adequados para o tamanho de creche que pretenda construir. “Com a medida anunciada ontem, muitas cidades poderão equacionar a falta de vagas para a faixa de 0 a 6 anos que é um problema latente”, disse Vargas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.