em

Copa Peugeot encerra passagem por PG

Competição tem hoje últimas disputas pelas estradas rurais de Ponta Grossa, inclusive, com prova voltada para pilotos amadores

José Mario Dias
Copa Peugeot de Rally tem últimas provas hoje

 

A Copa Peugeot encerra sua passagem por Ponta Grossa hoje, com as últimas provas da sexta etapa da temporada. Desde sexta-feira mais de 90 pilotos estão na cidade, com disputas acirradas que podem valer o título antecipado para algumas duplas que competem no Rally de Velocidade. Ontem foram realizadas as provas das principais categorias, e hoje tem as finais, premiação, além de uma categoria voltada para os clientes da marca francesa.

Hoje os competidores participarão de uma prova de slalon em circuito preparado dentro do parque de apoio, que marcará também o fim do percurso do Rally de Regularidade. Embora não some pontos na classificação, a prova garantirá um troféu para a dupla que apresentar o melhor desempenho em cada uma das categorias. 

Os clientes Peugeot também têm espaço garantido na Copa Peugeot com o Rally de Regularidade, que não exige qualquer tipo de conhecimento em rali, apenas muita disposição e espírito de equipe. Neste tipo de competição, não é preciso realizar qualquer preparação específica no carro: vence quem melhor seguir as indicações de trajeto e médias horárias transmitidas pela organização por meio de uma planilha. A largada da categoria está marcada para às 9 horas de hoje, na rua Júlio de Castilhos.

Ao final da disputa, todos os participantes dos ralis de Velocidade e Regularidade participarão de um almoço de confraternização, no mesmo local onde serão realizadas também as premiações de todas as modalidades disputadas no fim de semana. 

Hoje ainda acontecem provas das categorias SS1 (com largada às 8h40), SS2 (início às 9h20), SS3 (às 10h25) e a SS4 (às 11 horas).

Trechos de rodovias municipais – sem pavimentação, na região do Passo do Pupo/Itaiacoca, estarão com circulação restrita neste final de semana, em virtude das disputas. Equipes de orientação estão voltando aos locais demarcados para instruir moradores e trabalhadores da região sobre horários em que as pistas estarão fechadas – para as provas – e quando serão liberadas.

 

Rali de velocidade

Esse formato privilegia a competitividade entre as duplas. Por exemplo, pilotos que tiverem problemas no primeiro dia e não terminarem a prova têm a possibilidade de consertar seu equipamento para a disputa de domingo, somando pontos importantes para a colocação final. Os Peugeot 206 e 207 que vão para as pistas são também rigorosamente iguais para todos os participantes. Para se destacar, o que faz a diferença é o “braço” do piloto e uma navegação afinada.

Rali de regularidade

Neste tipo de prova o objetivo é completar um percurso dentro do tempo ideal estabelecido pela organização, ou seja, concentração, regularidade e respeito às médias de velocidades definidas na planilha são os principais ingredientes para conquistar um bom resultado. Para participar do Rali de Regularidade basta ser proprietário de qualquer veículo Peugeot – a prova não exige qualquer preparação específica nos carros, tampouco experiência dos participantes – e efetuar a inscrição por meio do site oficial da competição. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.