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Empresários de TI de olho na Copa do Mundo


Os empresários paranaenses do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estão de olho nas oportunidades de negócios da Copa de 2014. Mobilizados pelo Sebrae/PR, pelo Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS) e pela Assespro Paraná – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, eles participaram nesta semana, em Curitiba, de um encontro empresarial para discutir o tema. Em pauta, oportunidades, cenários, desafios e os preparativos para o Mundial, que será realizado no Brasil.

 

Especialistas de renome nacional e internacional deram dicas para os empresários, que participam do Programa Sebrae 2014, executado nos 12 estados-sede da Copa, incluindo o Paraná. “Copa não é só estádio de futebol ou aeroporto. É um evento muito maior, cheio de oportunidades. Devemos subentender que vários elos da cadeia produtiva serão impactados com o evento”, disse Dagoberto Hajjar, formado em Matemática e Física Nuclear pela Universidade de São Paulo (USP), consultor com mais de 25 anos de experiência em TI e negócios.

 

Para Hajjar, os empresários paranaenses precisam se preparar. “Assim como no varejo, em TI, as vendas acontecem quando os clientes estão ‘encantados’. Não podemos perder vendas, por exemplo, por falhas tecnológicas”, alertou o especialista, lembrando que os turistas, esperados para a Copa no Brasil, estarão cada vez mais informatizados, com seus iPhone, iPad e similares. “Os turistas vão buscar informações online, nas farmácias, hotéis, restaurantes, lojas, teatros, cinemas. As empresas de TI têm um campo imenso pela frente.”

 

Anderson Figueiredo, gerente de pesquisa e consultoria da IDC Brasil, empresa norte-americana que analisa o mercado de TI e Telecom no mundo, o smartphone será  a grande plataforma de acesso à web. “O mundo é muito móvel. Imaginem numa Copa? O smartphone é o computador do futuro e vocês, empresários, precisam ficar atentos à movimentação e acompanharem o processo.” “A Copa de 2014 será, com certeza, um acelerador no desenvolvimento de tendências em TIC. A oportunidade é agora”, assinalou.

 

O representante da IDC Brasil citou como algumas oportunidades para empresas de TIC o desenvolvimento de sistemas de gestão de credenciamento; a biometria; o GPS; o call center em diversas línguas; a gestão de voluntários da Copa e assim por diante. “O Brasil é a bola da vez na economia mundial. Somos criativos e não podemos perder essa chance”, falou Anderson Figueiredo, para empresários, no auditório do Sebrae/PR.

 

O diretor de desenvolvimento de negócios da Gartner do Paraná, Ernani Valverde, alertou os empresários para o risco de, assim como foi na Copa na África do Sul, as empresas de TIC não aproveitarem para lançar produtos antes do Mundial, em segmentos como o de transmissão de redes e cabeamento. “Foi uma lição importante. Lembremos ainda que teremos as Olimpíadas pela frente (em 2016).” O especialista acredita que as empresas de TIC encontrarão em serviços um número maior de oportunidades. Citou como exemplo o mercado de transação financeira, o de pequenos pagamentos por meio de celular.

 

Ernani Valverde sugeriu aos empreendedores e empresários do Paraná que invistam em inovação e em pesquisas, mas em produtos e serviços simples, que façam a diferença junto aos consumidores pela sua funcionalidade. “O que valerá, também na Copa de 2014, são soluções em TIC simplificadas.”

 

O secretário estadual para Assuntos da Copa 2014 (Secopa), Mario Celso Cunha, falou dos preparativos em Curitiba, para o Mundial. “Assim como o Brasil, o Paraná ganhará visibilidade. A divulgação do Estado será intensa”, destacou. O secretário apresentou um relatório com uma série de oportunidades para o setor. “O Paraná é o segundo colocado no Índice Brasil das cidades digitais, com uma rede de internet conectada de alta capacidade, garantindo alta qualidade para as redes nacionais e internacionais”, ressaltou Mario Celso.

 

Competitividade

 

“Queremos disseminar, estimular e avaliar possíveis oportunidades, considerando a missão do Sebrae/PR, que é contribuir para a competitividade e desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas, com benefícios antes, durante e após o Mundial”, disse José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae/PR. Para ele, “o momento é de possibilidades porque as oportunidades são inerentes ao empreendedorismo”.

No encontro com empresários de TIC do Paraná, Gava Neto lembrou que o Sebrae encomendou junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) um estudo sobre as oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas na Copa. O estudo detectou 554 oportunidades de negócios para Curitiba e entorno. As oportunidades são em TI (81);  agronegócio (78); turismo e produção associada (160); comércio varejista (80); vestuário (47); e construção civil (108).

São oportunidades, de acordo com o gerente do Sebrae/PR, que, para darem certo, precisam ser analisadas tecnicamente. Os nichos foram identificados por recomendações de especialistas e validados por grupos de empresários e representantes locais em cada uma das cidades-sede.

Dentre os exemplos de oportunidades, para o setor, a FGV e o Sebrae mapearam o desenvolvimento de aplicativos mobile, considerando a expansão da utilização de celulares com recursos cada vez mais avançados; soluções de comércio eletrônico; serviços de rede de comunicação de dados; serviços de vigilância e monitoramento; soluções de gestão de segurança pública; desenvolvimento de games; serviços de instalação de hardware (telões de fan parks, dentre outros); serviços de pagamento com segurança (smart cards).

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