em

Curitiba 2014: quatro jogos, um time forte, e zero decisões

Tabela da Copa do Mundo põe apenas quatro jogos da primeira fase em Curitiba, com apenas um cabeça de chave e confronto entre times inferiores no ranking

Agência Brasil
Presidente da Fifa, Joseph Blatter anunciou ontem locais dos jogos da Copa do Mundo em 2014

 

Na Copa do Mundo de 2014, Curitiba terá a mesma importância que Cuiabá, Manaus e Natal. As quatro cidades serão as que terão o menor número de jogos no Mundial daqui a menos de três anos. Para piorar, a tabela aponta para uma tendência da Arena da Baixada receber, em sua maioria, seleções mais fracas da competição.

A Fifa divulgou ontem a tabela da Copa do Mundo no Brasil, e a capital paranaense receberá apenas jogos da primeira fase da competição, sendo excluída das oitavas de final em diante. A entidade que gere o futebol internacional também anunciou as sedes da Copa das Confederações, e Curitiba, também foi excluída, enquanto que Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro irão abrigar o evento teste para a Copa. Salvador e Recife são potenciais sedes’, e sua inclusão no torneio teste dependem do estado das obras nas arenas até junho do ano que vem.

Curitiba – assim como as capitais do Mato Grosso, Amazonas e Rio Grande do Norte – receberá quatro jogos, sendo que em apenas um deles terá um cabeça de chave. Os jogos na Arena da Baixada serão nos dias 16, 20, 23 e 26.

O detalhe é que em todos eles serão com equipes que integram os potes 3 e 4, que nos sorteio dos jogos são destinados para as equipes com piores colocações no ranking. O único compromisso que envolve um cabeça de chave será no dia 23, com o confronto entre o ‘representante 1’ e o 4 do grupo B. A tabela para Curitiba ainda prevê dois jogos com equipes do pote 2, dos grupos E e H (nos dias 20 e 26), mas nenhum confronto entre seleções dos potes  1 e 2.

Em entrevista à rádio Banda B, o secretário Estadual da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha minimizou o peso menor de Curitiba na Copa do Mundo e também na Copa das Confederações. O secretário afirmou que o sorteio não significa que somente seleções fracas estarão na capital paranaense, ressaltou a presença de uma cabeça de chave, e atentou para o legado que o Mundial pode trazer para o Estado.

 

RESUMO:

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A Copa das Confederações do Brasil 2013 será disputada por oito seleções, sendo que cinco já estão definidas: Brasil (sede), Espanha (campeã do mundo), México (campeão da Concacaf), Uruguai (campeão da América do Sul) e Japão (campeão asiático), às quais se juntarão as outras três seleções campeãs das suas Confederações.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.