em

Pesquisa aponta disputa eleitoral acirrada em Ponta Grossa

Deputados Marcelo Rangel, Plauto Miró e Péricles Mello aparecem com destaque na intenção de votos do eleitorado ponta-grossense para assumir a Prefeitura em 2013

 

 

Com menos de um ano para as eleições e os bastidores da política bastante movimentados depois do término do processo de filiações, o Diário dos Campos em parceria com a Paraná Pesquisas traz neste domingo uma pesquisa exclusiva que aponta um cenário eleitoral bastante acirrado. A disputa fica neste momento concentrada em três nomes que levam a maior parte da intenção de votos dos ponta-grossenses para assumir o cargo de prefeito em 2013. Se somadas as porcentagens, neste momento despontam os nomes de Marcelo Rangel (PPS), Plauto Miró Guimarães (DEM) e Péricles Mello (PT), com mais de 64% do eleitorado. Na sequência aparece outro grupo que vem registrando aumento na confiança do eleitor, como é o caso de João Barbiero (PR), Márcio Pauliki (PDT) e Reitor João Carlos (PSDB).

Na pesquisa estimulada, Rangel apareceu na frente com 23,59% dos votos seguido de muito perto por Plauto Miró, que soma 21,78%. Também com destaque surge Péricles com 19,24%, deputado que até o momento ainda resolve questões referentes à desaprovação de suas contas quando ainda era prefeito para saber se pode ou não sair como candidato.

João Barbiero aparece em seguida com 9,98%. O empresário Márcio Pauliki soma 5,26% enquanto o Reitor João Carlos tem 3,09%. Marcos Zampieri também foi citado e registra 1,81% da intenção de voto. Os vereadores Edilson Fogaça (PTN) e George de Oliveira ficam empatados com 1,63%, fechando a relação com Tavinho Luck (PV), que soma 0,54%.

 

Segundo turno

Também foram feitos previsões de disputas para um possível segundo turno. E de acordo com a margem de erro de 4% a igualdade é visível entre os principais candidatos. Foram apontados três cenários diferentes com a intenção de voto centralizada entre os deputados que representam a cidade de Ponta Grossa na Assembleia Legislativa.

Em um primeiro cenário a disputa fica entre Marcelo Rangel e Plauto Miró, os dois que oficialmente estão aptos para a disputa até o momento. Eles ficam tecnicamente empatados, com 44,65% para Rangel e 42,47% para Plauto, tendo ainda os eleitores que não sabem ou não votariam em nenhum dos dois. A curiosidade fica por conta de Plauto ter a preferência dos eleitores de maior idade e Marcelo ser o escolhido pelos mais jovens. Em outra disputa, Plauto leva a melhor somando 47,55% contra 39,75% de Péricles. E na última previsão Rangel vence outro hipotético segundo turno, agora contra Péricles. Rangel ficaria com 48,64% contra 37,02%.

 

Cenário estável

Na avaliação do diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, o cenário se mantém estável em Ponta Grossa com uma disputa bastante acirrada entre três candidatos apontados como favoritos. “Se saírem os três com certeza dá segundo turno, mas com dois pode a disputa terminar já no primeiro turno. Temos três peças decisivas, ainda com um quarto nome que é o deputado Sandro Alex. Agora é preciso saber como se comportam esses demais pré-candidatos que aparecem em um segundo momento”, finaliza.

 

Levantamento tem 4% de margem de erro

A pesquisa exclusiva contratada pelo Diário dos Campos junto à Paraná Pesquisas que faz um apontamento sobre a situação eleitoral para o executivo municipal em Ponta Grossa utilizou uma amostra de 551 pessoas. O levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais durante os dias 12 e 16 de outubro de 2011, sendo acompanhadas 19,96% das entrevistas. Essa amostra representativa do município atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 4%.

 

DC vai trazer também avaliação da administração

Na edição desta terça-feira, o Diário dos Campos vai trazer também os dados apontados na pesquisa que destacam a avaliação das administrações. O levantamento mostra se o ponta-grossense aprova ou não os governos de Pedro Wosgrau Filho, Beto Richa e Dilma Rouseff. Também será mostrado o resultado da influência do prefeito, do governador e também da ministra Gleisi Hoffmann na escolha do candidato a prefeito. Os outros quadros apresentados serão sobre os maiores problemas enfrentados pelos moradores de Ponta Grossa e quais são os vereadores que mais têm trabalhado na cidade.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.