em

Paraná sedia competição internacional de café

 

Divulgação
 Paraná tem cerca de 90 mil hectares plantados com café

 

O Paraná vai sediar pela primeira vez a fase internacional do 12º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, o Cup of Excellence 2011. Os julgamentos acontecem entre os dias 14 e 15 na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina. “Será uma semana de orgulho para nós, já que interessados em cafés especiais do mundo inteiro voltarão sua atenção para o Norte do Paraná”, destaca o presidente do Iapar, Florindo Dalberto.

Os vencedores serão conhecidos e premiados Na próxima sexta-feira, durante uma cerimônia na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé 2011), em Jacarezinho. O prêmio é a venda dos lotes campeões no exclusivo leilão Cup of Excellence, disputado, via internet, por torrefadoras e casas de café sediadas na América do Norte, Europa e Ásia.

A participação é aberta a todos os produtores brasileiros da variedade arábica. O certame é dividido em três etapas. Na primeira, as amostras inscritas são transformadas em número por uma empresa de auditoria e passam por uma pré-seleção para assegurar que cumprem padrões mínimos de qualidade.

No segundo estágio, os lotes classificados são provados sem identificação por um júri nacional. Essa etapa está acontecendo nesta semana, na sala de provas do Centro de Excelência do Café do Sul de Minas (CEC-Sul de Minas), em Machado (MG). Concorrem 123 lotes, que terão julgados os quesitos tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida. Os selecionados serão conhecidos neste sábado.

Por fim, os melhores cafés seguem para a avaliação – este ano realizada no Iapar, em Londrina – de uma comissão julgadora internacional de 21 provadores, sob coordenação do renomado juiz Eduardo Ambrocio, da Guatemala.

Na próxima sexta-feira, em cerimônia no Ficafé, em Jacarezinho, serão anunciados os ganhadores, que participarão do leilão Cup of Excellence, agendado para o dia 18 de janeiro de 2012. Para se ter uma ideia, já houve café vencedor deste certame vendido por R$ 15 mil a saca.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.