em

Fé aquece mercado do turismo religioso

Divulgação

 

Com a expansão do mercado do turismo religioso, um número cada vez maior de empresas vem se especializando no setor. Segundo dados estimados da Organização Mundial de Turismo, a cada ano, cerca de 600 milhões de pessoas do mundo todo viajam movidos pela fé e pela espiritualidade. Um filão que vem tendo crescimento acelerado nos últimos anos. Israel e países da Europa como Itália, França, Portugal, Bósnia e Espanha, atraem a maior parte do público católico, que vai em busca de locais sagrados como o Vaticano, Fátima, Lourdes, Santiago de Compostela, Santuários Marianos, entre outros. Neste sentido, a Ca minhos Sagrados Turismo, empresa especializada em turismo religioso focada exclusivamente no público católico, oferece uma gama variada de roteiros dedicados a levar os fiéis aos destinos sagrados, utilizando-se de seu expertisse para levar o turista com todo conforto e segurança, afim de tornar a viagem uma experiência única.

Só em Roma há cerca de 30 mil basílicas e igrejas, 700 museus diocesanos, além de 220 santuários, monastérios e conventos para visitação. O Estado do Vaticano é uma atração à parte e o destino mais procurado pelos milhões de fiéis que o visitam a cada ano.  Além da Basílica de São Pedro, o Vaticano conta também com os Museus que abrigam algumas das mais valiosas coleções de arte e antiguidades do mundo. A Capela Cistina, situada no Palácio Apostólico (residência do Papa) guarda algumas das mais famosas obras de Michelangelo, como os afrescos A Crucificação de São Pedro e A Criação de Adão em seu teto. Porém, Roma não é o único destino dos fiéis na Itália, devemos destacar o Monte Gargano, local da aparição de São Miguel Arcanjo, que mais tarde veio a se tornar um santuário encravado na montanha, considerado um dos mais célebres e devotos de todo o mundo. Outros destinos muito procurados são a Basílica de Santa Rita de Cássia, na cidade de Cascia, onde descansa o corpo da santa, e   Assis, cidade de São Francisco.

Partindo para Portugal, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima atrai em média cinco milhões de pessoas por ano, uma grande diferença em relação ao número de visitantes de outros santuários como o do Bom Jesus, o de São Bento da Porta Aberta ou o Santuário de Senhora da Penha. Lourdes, na França é um dos principais centros de peregrinação do catolicismo com seis milhões de visitantes por ano, a exemplo de Fátima e Medjugorje na Bósnia, mais recente local de aparições da Virgem Maria. Na Espanha tem destaque a cidade de Santiago de Compostela, cujos peregrinos vindos de todos os locais do mundo se encontram nos pontos mais comuns de partida, as cidades de Saint Jean Pied de Port na França e Roncesvalles na Espanha, para percorrerem pela  Rota Navarra, o nordeste da Espanha até a cidade de Santiago de Compostela, onde foram encontrados os restos mortais de São Tiago doze séculos atras.

A cidade sagrada de Jerusalém, em Israel, é o principal destino dos fiéis que buscam conhecer os locais sagrados onde Cristo viveu e morreu. Dentre os principais locais de visitação estão o Monte das Oliveiras, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade antiga, a Igreja da Ascensão, a Basílica de Todas as Nações, a Igreja de Santa Ana, Capela da Flagelação, o Monte Calvário, a Via Dolorosa, Basílica do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações. À noite, o turista pode fazer vigília nos jardins do Getsmani, lugar de imensa paz, onde Jesus orou na noite anterior à crucificação. As últimas estatísticas do Ministério do Turismo de Israel apontam que o país recebeu, de janeiro a outubro deste ano, 45.674 brasileiros, e que para 2012 a expectativa é de que esse número aumente para 80 mil.

Para garantir o acesso de um número cada vez maior de fiéis às cidades santas, “a Caminhos Sagrados tem como compromisso oferecer aos brasileiros a possibilidade real de visitar Israel, e outros lugares de importância religiosa para o catolicismo”, diz Anna Carolina Caro, porta-voz da empresa que se destaca pela atenção às necessidades e interesses de cada pessoa atendida, com roteiros específicos para cada público e condições de pagamento facilitadas, baseadas no conceito de compra responsável.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.