em

Leon Larocca assume após cassação de Rickli

Vereadores de Carambeí realizaram ontem, às 15 horas, sessão solene para dar posse ao vice-prefeito Leon Denis Carvalho Larocca (PSDB) como prefeito do Município, em substituição a Osmar Rickli (PSDB), cassado na noite desta quarta-feira depois de sofrer uma Comissão Parlamentar Processante (CPP). Larocca declarou ao DC que assume suas atividades oficialmente hoje, com a promessa de se aproximar mais da comunidade. Rickli, que ainda não havia sido notificado oficialmente sobre a cassação pela Justiça Eleitoral até por volta das 16 horas, aguarda julgamento de recurso que tramita na 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ).

Durante seu discurso de posse, Larocca não escondeu seu descontentamento com o contexto em que assume a prefeitura. “Muito me surpreende cassarem o mandato de Osmar Rickli. Eu lamento essa situação porque não tivemos aqui fato de alta relevância para acontecer o que aconteceu”, declarou, ressaltando que os documentos requeridos pela Câmara não foram remetidos no prazo porque, segundo ele, não havia condições técnicas para isso. Larocca também mencionou que não sabe qual será a repercussão da cassação de Rickli junto aos governos estadual e federal.

Ainda conforme o prefeito empossado, o que moveu a CPP e a cassação teria sido o objetivo de “desestabilizar o governo” de Rickli. “Nós temos inúmeros projetos a serem concluídos, com recursos garantidos. Além disso, é preciso lembrar que o Osmar governou seis anos como oposição em relação ao governo estadual e federal, com as migalhas que vieram com as emendas”, recorda, sem economizar críticas ao prefeito que antecedeu Rickli, Alci Pedroso de Oliveira.

Em entrevista coletiva, ainda na Câmara, Larocca disse que não deve realizar alterações no Secretariado e que seu governo deve ser de “continuidade” em relação ao que Rickli vinha fazendo. “Uma das minhas preocupações será a de ser uma pessoa mais pública, isso porque não sou prefeito de gabinete. Quero participar de tudo, percorrer as obras e conversar com as pessoas porque existem problemas que podem ser resolvidos com poucas coisas”, salienta.

Sobre o afastamento de Rickli, Larocca declarou estar confiante na Justiça. “Tomara que ele volte logo e possa terminar seu mandato, porque ele não fez nada de tão grave que justificasse sua cassação. Isso foi mais uma questão pessoal, de poder sobre poder”, afirma, enfatizando que deve iniciar sua agenda como prefeito hoje, às 7h40, passando inicialmente pelo Parque de Máquinas.

 

SÌNTESE)))))))))))

Recurso

O recurso de agravo de instrumento interposto pelos advogados de Rickli junto ao Tribunal de Justiça foi distribuído na tarde de ontem para a 4ª Câmara Cível, ficando sob a responsabilidade da relatora convocada, Astrid Maranhão de Carvalho Ruthes. Até por volta das 18 horas de ontem não havia nenhum despacho disponível para consulta junto ao TJ.

 

Bart e Povaz foram contra cassação

 

A votação do pedido de cassação de Osmar Rickli (PSDB), na Câmara de Carambeí, aconteceu por volta das 22 horas desta quarta-feira. Foram favoráveis à cassação os parlamentares João Esmael Penteado (DEM), Alcindo de Jesus Valenga (PTN), Lourdes de Jesus Madureira Ferreira (PDT), Pedro Ivo Bueno (PSD), Patrícia Kremer (PHS) e Ilson Hegler Pedroso de Oliveira (PSC), conhecido como ‘Caninana’, -sendo os três últimos integrantes da Comissão Parlamentar Processante (CPP). Votaram de forma contrária os vereadores Inácio Povaz Filho (DEM) e Bart Janssen (PMDB), este que já foi vice de Rickli na gestão anterior.

A Comissão Parlamentar Processante (CPP) que culminou com a cassação de Rickli foi ensejada em função de o prefeito cassado não ter prestado informações solicitadas por uma Comissão Especial de Investigação (CEI) dentro do prazo. Segundo o parecer final da CPP, Rickli foi cassado com base no artigo 4º do Decreto-lei 201, por omissão de informações ao Legislativo.

 

créditos

Durante discurso de posse, Leon Larocca fez questão de destacar o quanto lamenta a forma como se deu a cassação de Rickli

 

 

Durante discurso de posse, Leon Larocca fez questão de destacar o quanto lamenta a forma como se deu a cassação de Rickli

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.