em

Steel Frame possibilita mais de 200 modelos de casas

A estrutura em aço galvanizado, coberta com placas de amianto, é o que há de mais moderno na construção civil. As casas em Light Steel Frame (LSF) serão apresentadas na 9ª Expoimóveis, que começa hoje. Essas estruturas já estão sendo usadas, de forma pioneira em Ponta Grossa, em casas populares financiadas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Além da segurança e conforto, o sistema também é ecologicamente correto e evita desperdícios. De acordo com Priscila Schefer, da Smart Sistemas Construtivos Inteligentes, esse material vem sendo produzido há um ano na região. São casas modelos, que tornam desnecessário o desenvolvimento de projeto arquitetônico, hidráulico e elétrico da obra. Além disso, estrutura é calculada para suportar tufões, com ventos de até 162 km/h, sendo que uma casa comum não suporta ventos de 100 km/h.

“O projeto da casa é pronto, e toda a instalação de água e luz pode ser montada e testada antes do fechamento das paredes, o que traz garantias aos moradores”, enfatiza. Segundo ela, são mais de 200 casas modelos, sendo 13 matrizes de residências nas quais vão sendo adicionados cômodos e assim ampliando a planta. “Tudo pode ser modelado conforme o sonho da pessoa, inclusive temos dois modelos de áreas de lazer com churrasqueira”, detalha.

O investimento total é comparável ao de uma casa de alvenaria. “É possível prever todos os gastos, não há extras, e definir exatamente o quanto investir no acabamento”, calcula. O sistema LSF já é muito utilizado em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Japão, Austrália e Nova Zelândia. “Países que passaram por abalos sísmicos e foram destruídos estão sendo reconstruídos com esse sistema, pois é o modelo mais resistente”, descreve. No Brasil já era utilizado desde 1997 em casas de alto padrão, mas o primeiro condomínio de casas populares do país, com esta estrutura de base metálica, está sendo concluído em Ponta Grossa, no Jardim Amália II, no Vendrami, em Oficinas.

 

 

Tempo da obra é reduzido em um terço

A agilidade na construção é outras características do LSF, que reduz em um terço o tempo da obra, se comparado com a alvenaria. “Além do conforto térmico e acústico, há sustentabilidade porque não tem lixo, não tem poluição, não tem resíduo sólido, e não há gastos com água no sistema Steel Frame”, enumera. A produção ponta-grossense, tem sido exemplo para todo o país, e profissionais e construtoras do Brasil inteiro estão buscando informação e treinamento aqui, em cursos mensais de capacitação de mão de obra, que vai desde a leitura de um projeto e até a prática de montar a estrutura.

 

 

Matrizes

Na Expoimóveis, uma estrutura estará sendo apresentada. “E a partir desse modelo é possível ter uma ideia sobre as outras 13 matrizes, que levam no nome de cidades do mundo que mais usam o sistema LSF”, completa.

 

créditos

A tecnologia Light Steel Frame pode ser utilizada em casas populares ou prédios de até quatro andares, incluindo opções de áreas de lazer

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.