em

Feira Sabores mais de 1.200 produtos da agroindústria familiar

 

A 13.ª edição da Feira Sabores do Paraná em Curitiba será realizada de 25 a 29 de julho, no novo espaço de eventos do Parque Barigui. A feira é promovida pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em parceria com a Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), como parte do Programa de Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, do Governo do Estado.

O programa possibilita aos pequenos e médios agricultores se estruturarem comercialmente, expondo sua produção e marcas e estabelecendo negócios. “Serão cinco dias com o melhor da produção da nossa agroindústria familiar. A feira tem ajudado a impulsionar e aperfeiçoar as pequenas produções caseiras”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

PRODUTOS – Nas 156 barracas, os visitantes vão encontrar 1.200 produtos da agroindústria familiar do Estado. São os tradicionais temperos, pimentas, patês, conservas, geleias e compotas, além de receitas inéditas. Também vão ser instalados 21 pontos com balcões refrigerados, onde será possível encontrar laticínios, como queijos e coalhada, embutidos, sorvetes, massas congeladas e polpas de frutas.

O coordenador do Programa Fábrica do Agricultor, Masaru Sugai, lembra que todos os produtos são de qualidade, com preços atraentes e sem atravessadores. “É uma infinidade de sabores, dos mais tradicionais aos mais exóticos”, diz. Alguns produtores vão expor pela primeira vez e outros já são conhecidos dos frequentadores da feira, como Werleine Aparecida Boso Martins, de Engenheiro Beltrão. A professora aposentada produz em seu sítio, na comunidade de Saltinho, doces e geleias de muitos sabores.

Esta é a 12.ª vez que Werleine participa da Feira Sabores, em Curitiba. Só não esteve na primeira, em 1999. “Nesses anos, conquistei clientela que leva o que já conhece, mas está sempre em busca de novos sabores e temperos”, disse Werleine. Entre as novidades, ela vai vender compotas de pera e duas versões de goiaba, em calda e em geleia. Na extensa lista de produtos, estão incluídas geleias de mexeriquinha e de abacaxi com pimenta, indicada para acompanhar carnes, e a conserva de berinjela em rodelas acompanhada de tomate seco, uva passa, azeitona e azeite de oliva extra. 

ORGÂNICOS – Na barraca da família Escher, referência na produção de orgânicos na região de Curitiba, vai ser possível encontrar pães, geleias e molhos. “Nosso diferencial é a produção sem aditivos, conservantes ou produtos químicos”, destacou Juliana Escher. A produção é em Campo Magro. 

De acordo com Juliana, a participação e comercialização dos produtos da família na Feira Sabores do Paraná têm crescido anualmente. “A feira do ano passado foi uma das melhores que já participamos. Só de geleias foram vendidas mais de 30 caixas”. Para ela, a expectativa é que este ano seja ainda melhor, pois reconhece que a feira é um importante canal de aproximação dos agricultores familiares com os consumidores. 

TURISMO – Durante os cinco dias, os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre roteiros turísticos. No espaço reservado para o Turismo Rural será possível encontrar os municípios próximos a Curitiba, que oferecem chácaras, cafés coloniais e restaurantes rurais. As barracas de flores ornamentais e de artesanato rural também vão estar em destaque no evento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.