em

PR terá investimento federal para a segurança na Copa


O Paraná receberá equipamentos e tecnologias de segurança do governo federal para auxiliar nas ações para a Copa do Mundo de 2014. Ontem, o secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar, participou de reunião sobre o assunto em Brasília.

Entre as tecnologias prometidas pelo governo federal está a central de comando e controle, um espaço físico para monitoramento em tempo real, além de câmeras em helicópteros, que também transmitirão imagens em tempo real, e veículos especiais para situações de crise. “São equipamentos que serão comprados pelo governo federal e depois ficarão para o Estado”, afirma Almeida Cesar.

Cada capital-sede de jogos da Copa deverá contar com uma central de comando e controle, permitindo respostas rápidas e ações articuladas entre os comandos das instituições da área de seguranças (polícias, corporações de bombeiros, defesa civil e outras) em eventuais situações críticas.

O encontro, organizado pela Secretaria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Justiça, reuniu o ministro José Eduardo Cardozo e os 12 secretários de Segurança Pública dos estados que receberão o mundial de futebol.

De acordo com o secretário Almeida Cesar, a reunião foi uma oportunidade para discutir pontos comuns entre os estados e também as peculiaridades regionais. “Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico nacional e o Paraná tem um peso muito forte das etnias, deve ser visto de forma diferenciada. E embora não vá receber jogos da Copa das Confederações, em 2013, e nem as Olimpíadas em 2016, o fluxo turístico vai existir também nessas datas”, disse o secretário, reforçando o pedido para que o governo federal invista na segurança pública do Paraná.

“Estamos contentes com esta integração com a Secretaria Especial de Grandes Eventos. A perpectiva é fazer um trabalho de muita cooperação e sinergia que, pelos investimentos assegurados, deixará um legado importante para a segurança pública do Paraná”, disse Almeida Cesar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.