em

Obra do governo vai resolver maior gargalo do trânsito em Foz do Iguaçu


O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (26/09), em Foz do Iguaçu, o edital de licitação para a construção de um viaduto na interseção da BR-277 com a Avenida Paraná, uma das principais vias urbanas da cidade. O investimento na obra, integralmente bancado pelo governo do Estado, será de R$ 8,2 milhões.

A previsão é que as obras comecem no início de 2013 e estejam concluídas em um ano. “Esta obra é um sonho de mais de 20 anos da população de Foz e o governo está empenhado em resolver o maior gargalo do trânsito na região da tríplice fronteira”, disse o governador. “É um compromisso assumido com o município que estamos cumprindo”, acrescentou.

O projeto, elaborado em parceria com a concessionária Ecocataratas, prevê o rebaixamento da Avenida Paraná para cruzar a BR 277. A construção envolve um grande trabalho de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização. Richa destacou que a obra é fruto do esforço de toda equipe do governo. “Não havia recursos prévios no orçamento, o que exigiu um grande esforço para tornar esta obra possível”, disse.

Os estudos técnicos do projeto ficaram a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e foram concluídos no final do mês de agosto. “Estamos lutando há mais de um ano para que esta obra seja realizada. É fácil notar que quem passa por aqui em horários de pico enfrenta um movimento muito grande de moradores, trabalhadores e turistas vindos dos mais diversos locais da região”, afirmou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Segundo o secretário, o viaduto deveria ter sido construído pelo antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) na década de 1990, antes da concessão do trecho ao Paraná, conforme convênio assinado na época.

“Finalmente o governo olha por Foz do Iguaçu. Agora o viaduto vai sair do papel”, disse a dona de casa Maria Lúcia Mandim. Moradora da cidade há 25 anos, ela diz que no local acontecem muitos acidentes. “Essa obra vai trazer mais segurança para quem passa pelo local e gerar empregos para a população de Foz”, disse a aposentada Olinda da Conceição.

OUTRAS OBRAS – Richa destacou durante o evento outras obras rodoviárias que estão em execução no Estado, como a duplicação da BR-277 em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba; a duplicação de 14,4 quilômetros do trecho da BR-277 entre Medianeira e Matelândia, na região Oeste; o contorno rodoviário de Mandaguari, na região Noroeste; e a duplicação do trecho da BR-376 entre Jandaia do Sul e Apucarana.

Acompanharam o evento o secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande; o subchefe da Casa Civil, Guto Silva; e o deputado federal Fernando Francischini.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.