em

PSOL admite que seus eleitores votem em Péricles no 2º turno

O candidato do PSOL à prefeitura, Leandro Dias, declarou na manhã deste sábado em entrevista à imprensa que, embora a militância do partido não vá apoiar nenhuma candidatura ao segundo turno, admite que os seus sete mil eleitores votem nulo ou em Péricles de Mello (PT) no dia 28. Leandro justifica que considerando que Marcelo Rangel (PPS) integra um grupo de direita e oposto aos ideais do PSOL, o partido considera legítima a migração de votos para a candidatura petista.

Leandro explica que em reunião na noite de quinta-feira os militantes do PSOL analisaram a questão criticamente antes de manifestar sua posição. “Nós levamos em consideração duas questões: a primeira do apoio, em sim ou não à uma das candidaturas. Em relação a este aspecto, a gente não apoia nenhuma das duas candidaturas”, enfatiza.

Em contrapartida, Leandro destaca que tem a responsabilidade sobre os quase sete mil votos que recebeu no primeiro turno. “Então, a gente faz uma análise que é ‘nenhum voto em Rangel e nenhuma ilusão com o Péricles’. Isso leva em consideração que parte das pessoas que votaram na gente em função de manifestar um voto ideológico e de esquerda, possam migrar para o Péricles”, esclarece.

Leandro avalia ainda que o cenário atual em Ponta Grossa é diferente de 2006, quando o PSOL nacional fez campanha pelo voto nulo quando Heloísa Helena não foi para o segundo turno. “Dessa vez, entretanto, a gente considera uma opção legítima por conta do grupo político que o Marcelo Rangel representa e daquilo que ele representa programaticamente, que chega a ser quase que o avesso daquilo que o PSOL debatia e propunha. Então, diante disso nós consideramos legítimo que parte daqueles que votaram na gente possam votar nulo no segundo turno, 50 de novo, ou votar 13. Nós não vamos fazer campanha de voto nulo”, declara. Apesar de manifestar a posição do partido, Leandro declarou que irá votar 50 de novo, portanto, nulo.

 

Pelo partido

Outra questão declarada por Leandro é que o PSOL estará concentrado no fortalecimento do partido. “Temos recebido inúmeros pedidos de filiações. Vamos fazer atividade dia 27, em que vai haver uma plenária do partido em que uma das pautas será a apresentação do PSOL. E no dia 10, a gente vai fazer uma apresentação do PSOL em que a gente vai tentar trazer um parlamentar nosso, um deputado federal ou alguém da direção nacional para apresentar o partido a todas as pessoas interessadas em se filiar a ele”, observa.

O PSOL também continuará envolvido nas lutas sociais que já travava na cidade, sendo que Leandro também poderá vir a disputar a eleição de 2014, candidatando-se a deputado estadual. “Vamos procurar fortalecer estes trabalhos e enraizar o PSOL para a gente chegar na próxima com mais força. Há uma reivindicação por parte do partido de que eu seja candidato a deputado estadual, possivelmente, vá ser esse o caminho. O PSOL discute tudo coletivamente e isso não está definido, mas estou colocando meu nome à disposição do PSOL”, conclui. (A.R.)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.