em

Livro com pesquisas da Sanepar ganha Prêmio Jabuti


O livro “Gestão do saneamento básico – abastecimento de água e esgotamento sanitário” é um dos ganhadores da 54.ª edição do Prêmio Jabuti de literatura brasileira. A obra, escrita com a colaboração de 67 profissionais, entre eles nove da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), ficou em 3.º lugar na categoria “Ciências Naturais”.

Sob supervisão dos pesquisadores Arlindo Philippi Jr. e Alceu Castro Galvão, ambos ligados à Universidade de São Paulo (USP), o guia faz parte da Coleção Ambiental da Editora Manole e foi publicado em 2012.

Os profissionais da Sanepar, autores do livro, contribuíram com três capítulos: “A interdisciplinaridade como estratégia para a ecoinovação no saneamento”; “Instrumentos de gestão de recursos hídricos no saneamento básico”; “Experiências na gestão do saneamento em bacias hidrográficas”.

A riqueza da obra está em reunir pesquisas, práticas e estudos relacionados ao saneamento básico desenvolvidos em diferentes regiões do Brasil, em um texto que entrelaça a visão de profissionais de várias formações, vindos de instituições públicas e privadas. É uma produção com contribuição para o plano científico, tecnológico e profissional.

“Com efeito, procuramos na publicação abordar todos os aspectos que envolvem a gestão dos serviços, envolvendo as políticas públicas, prestação dos serviços, gerenciamento de empresas de saneamento, regulação, financiamento da universalização”, afirma Alceu Castro Galvão.

No tocante à prestação dos serviços e ao gerencimento de empresas – explica o pesquisador – o convite feito aos técnicos da Sanepar se deveu à credibilidade e à referência que a Sanepar representa para o setor de saneamento e a possibilidade de apresentarmos as experiências da empresa no campo da gestão para os demais atores do setor no país.

Para o pesquisador da Sanepar Cleverson Andreoli, que colaborou em todos os três capítulos, os estudos apresentados pela empresa paranaense no livro contribuem significativamente para um entendimento melhor para a gestão do saneamemto.

“O convite para participar do livro e, depois, a seleção para o maior prêmio de literatura do Brasil são um reconhecimento da qualidade técnica das nossas contribuições para a obra”, diz Andreoli.

Também são autores de capítulo do livro premiado Candice Schauffert Garcia, Charles Carneiro, Jonas Heitor Kondageski, Marlete Beatriz Maçaneira, Nicolás Lopardo, Rafael Cabral Gonçalves, Sieglinde Kindl Cunha e Tamara Trindade.

Os trabalhos publicados são fruto do trabalho da área de pesquisa e desenvolvimento da Sanepar, coordenada pela Diretoria de Meio Ambiente da empresa.

OS EDITORES – Arlindo Philippi Jr. é pró-reitor adjunto de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP) e presidente da comissão de pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública na mesma instituição. Já Alceu de Castro Galvão é doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e coordenador de Saneamento Básico da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

PRÊMIO – O Prêmio Jabuti é outorgado anualmente desde 1959 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) a obras de literatura brasileira que se destacam em 29 categorias. Cerca de três mil obras foram inscritas no Jabuti em 2012. O nome “Jabuti” homenageia Monteiro Lobato, um de seus personagens nas “Reinações de Narizinho”, obra da literatura infantil.

Neste ano, a cerimônia de premiação ocorrerá em 28 de novembro, na Sala São Paulo, em São Paulo, capital.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.