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Nissan Altima será lançado em 2013 por R$ 90 mil

Nos últimos dez anos, a imagem da japonesa Nissan passou por uma revolução no Brasil. Após a importação de veículos de maior porte, veio a fabricação de comerciais leves na fábrica Nissan em São José dos Pinhais (PR). Agora a Nissan quer recomeçar a contar essa história com o Altima, estrela de seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo. Lançado nos Estados Unidos no início deste ano, é sucesso de vendas, ficando em terceiro entre os mais vendidos – perde só para Toyota Camry e Honda Accord.

Por aqui a Nissan encara como seus maiores rivais Ford Fusion, Volkswagen Passat e Hyundai Sonata. É importado dos Estados Unidos – sua fábrica fica em Smyrna, Estado do Tennessee; a marca não confirma que vá fabricá-lo no México – e deverá custar aproximadamente R$ 90 mil.

A versão SL tem motor 2.5 16V de 184,5 cavalos de potência (torque de 24,9 kgfm a 4.000 rpm). É a que vem para o Brasil – há ainda uma mais potente, 3.5 V6 de 274 cv, sem previsão de desembarque por aqui. Chega às lojas entre julho e setembro de 2013.

À primeira vista, o sedã parece mesclar sisudez a toques de esportividade. Faróis dianteiros e lanternas traseiras parecem “conversar” entre si graças a seu desenho marcados por pontas vivas que se complementam. Curvatura do teto e linha lateral denotam fluidez. Na frente há grade cromada em formato de trapézio, enquanto atrás há uma barra cromada entre o logo da Nissan e a placa, sem exageros. A ponteira de escapamento é dupla.

Por dentro o modelo é sóbrio e segue a identidade visual de vários veículos da marca japonesa. É o caso dos comandos do rádio, do telefone (há conexão por Bluetooth) e do controlador de velocidade, no volante. Tanto no console central quanto na porta há acabamento que imita fibra de carbono.

Interior

Nos bancos de couro os assentos mostram que a Nasa não faz apenas foguetes e espumas de travesseiro. A agência espacial norte-americana ajudou a criar assentos com o conceito “gravidade zero” – desenhados para reduzir as cargas musculares na coluna de motoristas e passageiros, proporcionando mais conforto. De fato esse é um dos pontos fortes do modelo – o corpo fica muito bem acomodado.

Outras atrações são o aviso de ponto cego – uma luz pisca se houver um carro atrás que não seja mostrado no retrovisor externo – e o detector traseiro de objetos em movimento – evita surpresas desagradáveis ao sair de uma vaga de estacionamento, por exemplo.

Durante a condução, o motorista tem à disposição freios com sistema ABS (antitravamento) com EBD (distribuição eletrônica da frenagem), VDC (Vehicle Dynamic Control, controle de estabilidade) e TCS (Traction Control System, controle de tração). Se uma batida for inevitável, o modelo oferece seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina).

Aceleração

Dados fornecidos pela Nissan confirmam o que se sente ao volante – aceleração de 0 a 100 km/h inferior a 10 segundos, ou melhor, de 7,1 segundos (a marca chama de “vigorosa”), com velocidade máxima de 200 km/h. Tudo isso sem ter de levar fama de beberrão – são 11,48 km/l na cidade e 16,16 km/l na estrada. Na contramão da atual tendência (mas vai do gosto de cada freguês), o freio de estacionamento do Altima é com um pedal no pé esquerdo.

créditos
Chega às lojas brasileiras entre julho e setembro de 2013

 

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