O prazo para as 2,1 mil escolas da rede estadual entregarem os novos calendários aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) termina nesta sexta-feira. Em Ponta Grossa, até agora, nenhuma escola entregou a documentação. O mesmo acontece com os outros municípios da região. “Os colégios ainda estão formatando os calendários, mas acredito que eles não perderão o prazo de entrega”, garante a chefe do Núcleo Regional, Maria Izabel Vieira.
De acordo com informações da direção do Colégio Regente Feijó, o calendário já está pronto e foi elaborado pelas professoras e pedagogas. “As informações foram sugeridas pelo próprio Núcleo e os colégios também foram orientados sobre como proceder. Uma das alterações do calendário prevê aulas aos sábados, no mês de julho e fevereiro”, explica uma das diretoras do colégio, Cleosi Santos.
Em todo o Estado, a nova programação de reposição de aulas está sendo elaborada de acordo com a realidade de cada estabelecimento, tendo em vista que algumas unidades continuaram funcionando normal ou parcialmente durante a greve, enquanto outras fecharam completamente.
Orientação
Conforme a Secretaria Estadual de Educação, todos os calendários devem seguir alguns critérios básicos. Um deles é a possibilidade de reposição das aulas aos sábados, de acordo com a disponibilidade do transporte escolar. Não será permitida a sexta aula, pois assim pode ser cumprida a carga de 800 horas letivas, conforme prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), mas não seriam respeitados os 200 dias letivos.
Já o mês de janeiro será reservado às férias. A data limite para encerramento do ano letivo de 2015 será 7 de março de 2016. As aulas também podem ser repostas nos feriados municipais, se houver acordo com a comunidade escolar. Porém, nos feriados nacionais não será permitida a reposição. A reposição das aulas deve ser pensada de maneira a evitar prejuízos aos estudantes, considerando as necessidades e especificidades de cada região, frisou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.